Tempo: Semana começa com instabilidades no Centro-Sul e alerta de tempestades no Rio Grande do Sul
Tempo: Semana começa com instabilidades no Centro-Sul e alerta de tempestades no Rio Grande do Sul
A semana começa com chuvas em diversas áreas da faixa Centro-Sul do Brasil. Nesta segunda-feira (1º), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a previsão de tempestades em localidades do Sul do país, com possibilidades de danos no campo e na cidade. Essas instabilidades tendem a reduzir ao longo da semana.
Em praticamente todo o Rio Grande do Sul podem ocorrer tempestades até a noite desta segunda. São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Segundo a Climatempo, mais chuvas podem ocorrer nos dias desta semana em áreas do Sudeste e Centro-Oeste. "O mês termina com alerta para novas tempestades para alguns estados destas Regiões", pontua a empresa meteorológica.
Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta segunda-feira:
Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta segunda-feira:
Aviso para as áreas: Campanha, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho
"Além do ar quente e úmido que já está espalhado sobre estes estados, uma acentuada queda da pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina, a chegada de uma frente fria ao Sul do Brasil e a circulação de ventos na média atmosfera vão ajudar a formar e a espalhar nuvens carregadas", informa a Climatempo.
No Sul do Brasil, a condição de chuva nos próximos dias será mais forte e com possibilidade de prejuízos. "Durante os dias 30 de setembro, 1, 2, 3 de outubro, vários locais dos estados da Região Sul do Brasil podem sofrer graves prejuízos materiais e há risco para a vida por causa de tempestades severas", aponta a empresa meteorológica.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (02/10 a 04/10) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, na última sexta-feira (28), Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, havia adiantado a previsão dessa condição mais úmida em áreas do Brasil Central. No entanto, segundo a especialista, em algumas áreas, as precipitações seriam isoladas e com pouco benefício para o plantio da safra de verão. Entre terça e quarta-feira, é previsto o retorno de uma condição mais seca.
Veja mais:
» BR central terá mais umidade nos próximos dias com previsão de chuvas, mas condição durará pouco
No domingo (30), até às 22h, diversas cidades da região Centro-Sul já haviam acumulado altos volumes de chuva. Os cinco maiores acumulados foram em: Comodoro (MT): 95,8 mm, Muriaé (MG): 66,6 mm, Epitaciolândia (AC) 57,0 mm, Rondon do Pará (PA): 41,6 mm e Barbacena (MG): 31,4 mm.
Veja o mapa com a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Ainda nesta segunda-feira, segundo o Inmet, é prevista baixa umidade na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Soja da família Rossetto em Sete Quedas (MS) Envio de João Rossetto.
Soja sobre palhada de aveia no Sítio Pedrolo em Corbélia (PR). Envio Eng. Agr. Marcos Andre Simo
Tratamento de cevada na propriedade Braulio Pazin e Rudinei Trevisan em Lagoa Vermelha (RS)?
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas