Tempo: Modelos mostram retorno das chuvas para a faixa Centro-Sul do Brasil apenas na próxima semana
Tempo: Modelos mostram retorno das chuvas para a faixa Centro-Sul do Brasil apenas na próxima semana
Junto com a onda de frio, o tempo aberto também tomou conta de áreas da faixa Centro-Sul do Brasil nos últimos dias. Modelos mais estendidos mostram que as chuvas devem retornar em localidades dessa região apenas na segunda metade da semana que vem. Essa condição já preocupa produtores de diversas culturas.
"Os mapas climáticos atualizados para a América do Sul mantêm o padrão de seca estabelecido sobre o Centro brasileiro. O fim da janela das chuvas parece ter chegado de vez, com a última rodada de precipitações sendo observada neste último fim de semana, para a região citada", disse em relatório a consultoria AgResource.
Veja o mapa com a previsão de precipitação para até 72 horas (25/05 a 27/05) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Segundo Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), uma frente fria chega no país na próxima semana e deve trazer novas chuvas para o Centro-Sul a partir de quarta-feira (30), mas apenas a região Sul terá bons volumes. Precipitações também podem ocorrer em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
"A princípio, os volumes previstos são bons, principalmente no Centro-Sul do Rio Grande do Sul, e a medida que o sistema avança, esses volumes devem se concentrar mais no Centro-Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Nas outras áreas da região, a expectativa é de volumes menores", explica Morgana.
Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 24 de maio até 01 de junho:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
O modelo americano também mostra a tendência de mais chuvas acumuladas sobre a região Sul do país no período de 24 de maio até 1º de junho. Depois, já no início de junho, as precipitações avançam sobre a faixa central do Brasil. No entanto, como essas previsões são mais estendidas, ainda podem haver mudanças.
"Apesar de ainda houver resquícios de previsões de chuvas para algumas partes do Paraná e São Paulo nestes próximos 5 dias, a ARC alerta que dificilmente tais eventos serão confirmados. No entanto, novas rodadas de chuvas são oferecidas para o Sul do Brasil e o Centro-Leste da Argentina, no começo de junho", ressaltou a AgResource.
Veja o mapa com a previsão de chuva para os próximos 5 dias na América do Sul:
Fonte: AgResource
Essas condições climáticas adversas têm preocupado bastante os produtores brasileiros, principalmente em culturas como o milho, café e feijão. Além disso, geadas também atingiram lavouras pelo país nos últimos dias. O Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná já projeta queda na produção da segunda safra no estado, totalizando 10 milhões de toneladas.
» Deral corta estimativa para segunda safra de milho do Paraná para 10 mi t
Veja o mapa com a precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos 3 dias:
Fonte: Inmet