Tempo: Inmet alerta para previsão de tempestades em quase todo o Mato Grosso do Sul
Tempo: Inmet alerta para previsão de tempestades em quase todo o Mato Grosso do Sul
As precipitações seguem sobre o Centro-Oeste do Brasil neste início de semana. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já alerta para a previsão de tempestades na maior parte do estado de Mato Grosso do Sul. Pancadas de chuva são esperadas em outros estados da região.
O órgão meteorológico alerta para a previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h) com a tempestades e possibilidade de queda de granizo. É baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (19/04 a 21/04) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Segundo a Climatempo, dois sistemas influenciam as condições do tempo no Centro-Oeste e mais chuvas são esperadas ao longo da semana. "Um sistema de baixa pressão atmosférica e um vórtice ciclônico em altos níveis atuam entre a Bolívia, o Paraguai e o Brasil estimulando o crescimento de nuvens", disse.
As chuvas neste mês de abril, mês ainda não se encerrou, já superou a média histórica em quase todas as capitais, de acordo com levantamento da empresa meteorológica. Goiânia (GO) acumulava 221 mm até 17 de abril, o equivalente a 70% acima da média. Em Brasília (DF), as precipitações chegavam a 180,3 mm, cerca de 35% acima da média.
Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) tem menores volumes. A primeira, com as fortes chuvas no último domingo, tem volume maior em 5% a média histórica no mês, com 124,2 mm de chuva em 17 dias. Já a capital de Mato Grosso do Sul tem acumulado de 75 mm no mês, o equivalente a 16% abaixo da média histórica do mês.
Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense
As precipitações recentes na região Centro-Oeste têm beneficiado as lavouras da segunda safra de milho, feijão e as hortaliças, já que a colheita já está praticamente finalizada. Por outro lado, as precipitações que seguem sobre o Norte e Nordeste do país tem impactado a finalização da colheita da primeira safra, já com percentual grãos ardidos.
São esperados altos acumulados em áreas do Amapá, Amazonas, Bahia e Pará.
Veja o mapa das áreas com previsão de chuva acumulada em todo o Brasil nesta terça-feira (17):