Tempo: Chuvas retornam ao Sul e RS tem alerta nesta 5ª de tempestade com 100 mm/dia, ventos e granizo

Tempo: Chuvas retornam ao Sul e RS tem alerta nesta 5ª de tempestade com 100 mm/dia, ventos e granizo

Tempo: Chuvas retornam ao Sul e RS tem alerta nesta 5ª de tempestade com 100 mm/dia, ventos e granizo

As chuvas retornam ao Sul do Brasil a partir desta quinta-feira (25) com uma combinação de sistemas meteorológicos e potencial de avançar sobre outras regiões do país nos próximos dias. Parte do estado do Rio Grande do Sul, inclusive, está em alerta de tempestade durante o dia.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) sobre o estado. O aviso vale para todo o dia.

Segundo a Climatempo, as chuvas ocorrem no Sul após passagem de uma frente fria em alto mar junto com outros sistemas meteorológicos. "Um sistema de alta pressão no mar e um cavado meteorológico em médios níveis da atmosfera colaboram para o transporte do ar frio e úmido para o Rio Grande do Sul".

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Missões, Litoral Gaúcho

As chuvas devem seguir sobre a região Sul do Brasil nos próximos dias e podem avançar sobre outras regiões do país. "Na sexta-feira, todo o centro-sul gaúcho permanece com o tempo instável, com muita nebulosidade e previsão de chuva persistente a qualquer hora do dia que por vezes podem ser fortes", diz a Climatempo.

Nas demais áreas da região Sul, a quinta e sexta-feira (26) podem ser de sol em alguns períodos do dia, mas pancadas de chuva isolados com raios não estão descartadas em áreas de Santa Catarina e Paraná. No sábado, há risco de temporais nos três estados com a intensificação dos sistemas meteorológicos.

O modelo Cosmo do Inmet aponta que nos próximos dias as chuvas no Sul podem chegar até a alguns pontos do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, mas de forma bastante isolada e com baixos volumes, principalmente em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Enquanto isso, diversas áreas mais centrais e do Leste do país devem ter condição mais seca.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (26/04 a 28/04) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (26/04 a 28/04) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nos próximos sete dias, segundo o mapa de precipitação acumulada do Inmet, os maiores acumulados em todo o país devem ocorrer mais sobre a região Sul do país, em áreas do Norte e isoladamente na faixa Nordeste. Na região central do Brasil, apenas o estado de Mato Grosso deve ter volumes expressivos no período.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o produtor Ildefonso Ausec, de Doutor Camargo (PR), disse que as regiões Oeste e Noroeste do Paraná enfrentava  altas temperaturas e baixos volumes de chuva. Com isso, perdas já começam a ser vistas em lavouras de milho safrinha. A soja da safra 2018/19 já havia enfrentado condição adversa.

A previsão de chuvas nos próximos dias deve amenizar a preocupação dos produtores paranaenses. "Novas rodadas de chuvas são concentradas para o Sul brasileiro, todo o Paraguai e norte argentino, nestes próximos 5 dias. Os totais pluviométricos acumulam entre 20-50 mm para tais áreas", destacou em relatório a ARC Mercosul.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nas últimas 24 horas, as chuvas mais volumosas pelo país ocorreram em diversos pontos isolados, mas no Centro-Sul. Os cinco maiores volumes foram registrados em Rio Branco (AC): 72,0 mm, Eirunepé (AM): 65,4 mm, Xerém (RJ): 60,8 mm, Teresópolis (RJ): 56,0 mm e Oiapoque (AP): 52,2 mm.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda nesta quinta-feira, segundo o Inmet, há alerta de chuvas intensas em áreas do Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 25 até 03 de maio, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, mas também voltam ao Sul.

De 03 de maio até 11 de maio, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas mais ao extremo Norte das regiões Norte e Nordeste e isoladamente e em menores volumes em alguns pontos mais centrais do Brasil. A região Sul volta a ter tempo firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 25 de abril até 11 de maio:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 25 de abril até 11 de maio - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

 

 

Fonte: Notícias Agrícolas

Compartilhe