Tempo: Chuvas intensas são previstas para áreas do Matopiba nesta 5ª; excesso de precipitações limita plantio

Tempo: Chuvas intensas são previstas para áreas do Matopiba nesta 5ª; excesso de precipitações limita plantio

Tempo: Chuvas intensas são previstas para áreas do Matopiba nesta 5ª; excesso de precipitações limita plantio

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (08) - Fonte: Inmet

As instabilidades presentes sobre áreas centrais do Brasil avançaram para áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e Sudeste. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são esperadas nesta quinta-feira (08) chuvas intensas em áreas da Bahia e Piauí.

São esperadas ao longo do dia nessas áreas precipitações que ficam entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Apesar da condição, segundo o instituto, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em áreas litorâneas da Bahia também há previsão de chuvas, em altos acumulados. As precipitações ficam entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. É baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 5ª feira -  Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sudoeste Piauiense, Oeste Baiano, São Francisco Baiano

 

Veja o mapa das áreas com previsão de acumulado de chuvas nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com previsão de acumulado de chuvas nesta 5ª feira - Fonte: Inmet

De acordo com a Climatempo, o deslocamento de uma frente fria pelo mar do Espírito Santo e Sul da Bahia contribuem para o aumento da umidade no interior do Nordeste. Favorecendo, assim, a previsão de chuvas nos estados da região produtora do Matopiba. Produtores devem ficar atentos às previsões localizadas.

"Essas chuvas manterão os solos com níveis bastante adequados de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras, bem como a continuidade e até mesmo a finalização do plantio da soja. Entretanto, já há localidades que o excesso de dias chuvosos não está permitindo que o plantio da soja avance", destaca a empresa meteorológica.

Nos próximos dias, mais precipitações ainda podem ocorrer sobre áreas do Nordeste brasileiro. "No restante da semana, as áreas de instabilidade vão continuar se formando e a Bahia, o Maranhão e o Piauí podem esperar por mais pancadas de chuva", informou a Climatempo.

 

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (09/11 a 11/11) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (09/11 a 11/11) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

Algumas cidades do Matopiba já registraram altos acumulados nas últimas horas. Ontem (08), segundo dados do Inmet, os cinco maiores volumes no país foram verificados em Palmas (TO): 98,0 mm, Aragarças (GO): 83,0 mm, Rondon do Pará (PA): 67,4 mm, Brasnorte (MT): 57,4 mm e Autazes (AM): 48,0 mm.

Nos últimos dias, uma condição mais úmida era verificada em áreas da região central do país, inclusive com relatos de paralisação dos trabalhos de plantio da safra de verão no Paraná. Os próximos dias ainda também serão de muita chuva em praticamente toda a Região Centro-Oeste do Brasil pelo menos até sábado (10).

Ainda segundo o Inmet, nesta quinta-feira, também há alerta de acumulado de chuva em áreas do Rio de Janeiro e São Paulo, estado que também tem avisos de tempestade e chuvas intensas em outras áreas.

 

Veja o mapa com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

 

 

Fonte: Notícias Agrícolas

Compartilhe