Tempo: Áreas do Sul e Sudeste têm previsão de tempestades e altos acumulados nesta 3ª; BR central fica mais seco

Tempo: Áreas do Sul e Sudeste têm previsão de tempestades e altos acumulados nesta 3ª; BR central fica mais seco

Tempo: Áreas do Sul e Sudeste têm previsão de tempestades e altos acumulados nesta 3ª; BR central fica mais seco

 

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta terça-feira (09) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta terça-feira (09) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

As instabilidades seguem sobre a maior parte da região Sul do Brasil. Nesta terça-feira (09), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), alerta para a previsão de temporais nos estados do Paraná e Santa Catarina e altos acumulados em áreas de São Paulo. Na faixa central, uma condição mais seca será registrada favorecendo o plantio.

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo no Inmet, informou ontem ao Notícias Agrícolas que há a tendência de uma semana mais chuvosa para o Sul e Sudeste do país, enquanto que as demais regiões devem ter um cenário mais seco. Este cenário pode ajudar no plantio.

Veja mais:
» Instabilidade que vem do Paraguai se une com frente fria no RS e provoca muita chuva em toda a região Sul e parte do Sudeste

Nas áreas da região Sul, são esperadas hoje chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Já em localidades do Sudeste, especificamente o estado de São Paulo, as precipitações devem ficar entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia. É baixo o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta terça-feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestades nesta terça-feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Veja o mapa das áreas com previsão de acumulados de chuva nesta terça-feira:

Mapa das áreas com previsão de acumulados de chuva nesta terça-feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Serra Da Mantiqueira

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (10/10 a 12/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (10/10 a 12/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

De acordo com a Climatempo, o tempo mais instável sobre a região Sul do país é causado por conta da formação de uma frente fria, que avança pelo mar na altura do litoral do Rio Grande do Sul, e uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e Norte da Argentina.

As chuvas previstas para o Sul devem limitar o avanço dos trabalhos de plantio da soja. Segundo Deral (Departamento de Economia Rural), os trabalhos no Paraná avançaram para 38%. A semeadura do milho de primeira safra, o chamado "milho verão", atingiu 79%, de acordo com dados da entidade.

Leia mais:
» Plantio de soja 2018/19 no Paraná avança para 38% da área, diz Deral

Já na faixa central do país, o tempo mais firme deve favorecer o avanço dos trabalhos depois de chuvas no final de última semana. "Isso irá possibilitar que muitos produtores retomem as atividades de plantio da soja", disse a Climatempo e ressalta para a irregularidade das chuvas nesta semana.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Durante a segunda-feira (08), áreas do Sul do Brasil já receberam precipitações e algumas figuram nos maiores acumulados do dia. O cinco maiores foram: Valparaíso (SP): 63,8 mm, Itaquirai (MS): 55,0 mm, Juti (MS): 52,4 mm, Icaraíma (PR): 52,0 mm e Cidade Gaúcha (PR): 48,8 mm.

Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram a tendência de chuvas pouco generalizadas sobre a faixa central do país entre 08 e 16 de outubro. As chuvas ficam mais restritas ao Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

 
Por: Jhonatas Simião Fonte: Notícias Agrícolas

Compartilhe