Tempo: Áreas de instabilidade ganham força e aumentam condições de chuva sobre o Centro-Oeste

Tempo: Áreas de instabilidade ganham força e aumentam condições de chuva sobre o Centro-Oeste

Tempo: Áreas de instabilidade ganham força e aumentam condições de chuva sobre o Centro-Oeste

Mapa com imagem de satélite para todo o Brasil nesta quarta-feira (26) - Fonte: Inmet

O Centro-Oeste volta a ter chuvas nos próximos dias com a intensificação de áreas de instabilidade sobre a região. São esperadas pancadas de moderada a forte intensidade até o fim da semana e o calor deve diminuir com a condição. O plantio de verão já está autorizado na maior parte da região.

"Nesta quarta-feira, o tempo fica mais instável em Mato Grosso do Sul. O estado terá muitas nuvens o dia todo e as pancadas de chuva com raios serão frequentes e qualquer hora. A presença de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai facilita a formação de nuvens carregadas", informa a Climatempo.

Já em áreas de Goiás e Mato Grosso, segundo a empresa meteorológica, vai dominar o sol forte e o calor. As pancadas de chuva com raios tendem a ocorrer especialmente à tarde e à noite, podendo ser moderadas a fortes inclusive na região de Goiânia e de Cuiabá. No Distrito Federal não há previsão de chuvas.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/08 a 29/09) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/08 a 29/09) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

O plantio da safra de verão já pode ser iniciado em áreas do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nos estados de Goiás e Minas Gerais, o plantio será liberado a partir do dia 30.

Nas últimas horas, precipitações já foram registradas em algumas localidades do Centro-Oeste, mas o Sul ainda domina os maiores acumulados. Os cinco maiores volumes ontem (25) no país ocorreram em Jardim (MS): 48,8 mm, São Luiz Gonzaga (RS): 48,3 mm, Cruz Alta (RS): 40,7 mm, São Miguel do Oeste (SC): 39,2 mm e São Luiz Gonzaga (RS): 39,0 mm.

Mais chuvas são esperadas nos próximos dias. "Para a região de Brasília, a chance de chuva é alta só no domingo. Para as capitais Campo Grande e Cuiabá, o risco de chuva forte é maior em relação às outras capitais. Mas para Goiânia, também há risco de chuva moderada a forte nos próximos dias", explicou a Climatempo.

Ainda assim, a irregularidade das chuvas é levantada pelos meteorologistas. "A parte central e norte do país continua com um padrão de chuva irregular. Como consequência, os produtores do Mato Grosso podem ter uma certa apreensão, tendo em vista que o plantio da soja se iniciou e ainda há muitas áreas com baixos volumes de chuva acumulada", diz a empresa.

 

Veja o mapa com a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa com a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet

Nesta quarta-feira, segundo o Inmet, é esperada baixa umidade em áreas da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.

 

Veja o mapa das áreas com previsão de baixa umidade nesta quarta-feira:

Mapa das áreas com previsão de baixa umidade nesta quarta-feira - Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

 
Por: Jhonatas Simião

 

Fonte: Notícias Agrícolas

Compartilhe