Startup AgroRenda, sediada na UFLA, recebe premiação em evento de inovação no Sul de Minas
Startup AgroRenda, sediada na UFLA, recebe premiação em evento de inovação no Sul de Minas
No início de 2018, surgia no ecossistema de startups de Lavras a AgroRenda, iniciativa voltada à predição de tendências do mercado de commodities, utilizando ferramentas estatísticas e de inteligência artificial. Fruto do espírito empreendedor de três alunos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o graduando em Sistemas de Informação, Lucas Strazza, o graduando em Engenharia de Controle e Automação, Mateus Santos, e o mestrando em Engenharia de Sistemas, João Tavares, além do professor do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA), Luiz Gonzaga de Castro Júnior, a nova startup está sediada no InovaHub, espaço de coworking localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé/UFLA).
Durante a 4ª edição do HackTown, festival de inovação e criatividade que aconteceu em Santa Rita do Sapucaí (MG) de 6 a 9/9, a AgroRenda integrou o time de startups que auxiliou na oferta de conteúdos. Em determinado momento do evento, conhecido como Pitch Session, a startup foi avaliada por banca externa, sendo eleita autora da melhor proposta, dentre 12 participantes, com direito à premiação de US$ 11 mil em serviços da Amazon Web Services (AWS). “A premiação será muito importante para dar robustez à tecnologia que vem sendo utilizada e também para fazer a migração dos serviços web para a plataforma AWS”, explicou Strazza.
O estudante de Sistemas de Informação também destacou o apoio institucional da UFLA para o desenvolvimento da startup. “Posso dizer que a viabilização do nosso negócio só está sendo possível graças ao fomento que a Universidade nos oferece nas questões ligadas ao empreendedorismo, à tecnologia e à inovação, assim como a possibilidade de conexão com o todo o ecossistema”, reforçou.
A AgroRenda
O primeiro mercado escolhido para atuação do grupo foi o de café commodity, tendo em vista seu maior volume de negociação. Soma-se a isso a constatação de uma deficiência no que se refere a ferramentas que auxiliem na melhor comercialização da produção, conforme resultado de pesquisa aplicada pelos integrantes da AgroRenda em maio, durante a Expocafé/2018, maior evento nacional de transferência de tecnologias para a cafeicultura, ocorrido em Três Pontas (MG).
Grande parte dos produtores de café entrevistados destacou, como sua maior dor, a ausência de conhecimento sobre o melhor momento para a comercialização. “Tradicionalmente, esse problema era resolvido apenas pelo feeling dos produtores, corretores ou com base nas tendências de mercado divulgadas pela mídia. A AgroRenda surge, assim, para tentar preencher esta lacuna, por meio de uma ferramenta baseada em inteligência computacional e aprendizado de máquina”, pontuou Strazza.
A startup conta, atualmente, com a landing page www.agrorenda.com.br, cuja base de cadastros contabiliza 400 clientes, dos quais alguns auxiliam com testes de predição. No momento, a equipe também se concentra na prospecção de novos clientes.