Soja tem boas altas em Chicago nesta 5ª de olho no clima do Corn Belt e se ajustando antes de feriado
Soja tem boas altas em Chicago nesta 5ª de olho no clima do Corn Belt e se ajustando antes de feriado
Os futuros da soja, nesta quinta-feira (24), trabalham em campo positivo na Bolsa de Chicago por mais um dia. Esta é a quinta sessão consecutiva de ganhos para a oleaginosa e, por volta de 7h30 (horário de Brasília), as posições mais negociadas subiam mais de 10 pontos. Dessa forma, o vencimento julho já buscava os US$ 10,50 e o agosto/18 trabalhava com US$ 10,53 por bushel.
Segundo explicam analistas internacionais, o mercado segue refletindo um movimento de compras por parte dos fundos - que se acentuou após a trégua entre China e Estados Unidos no final de de semana - e diante ainda de algumas preocupações com o clima no Corn Belt.
De acordo com informações da consultoria Allendale, Inc, o excesso de umidade em pontos como o norte Iowa e o centro-sul de Minnesota traz alguma preocupação ao mercado e motiva maior especulação entre os traders.
"A data de plantio de 31 de maio para o milho se tornou extremamente importante, com os produtores de Minnesota tendo que se decidir se irão semear o cereal ou mudar para a soja", diz a Allendale. Além disso, na próxima semana, o boletim semanal de acompanhamento de safras do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) já começa a trazer seus primeiros dados de condições de lavouras e a consultoria aposta, para o milho, em algo entre 67% e 72% de bom ou excelente. No ano passado, nessa época, o número era de 65%.
O mercado em Chicago, ainda nesta quinta-feira, se atenta também aos números das vendas semanais para exportação que serão atualizados pelo USDA. As expectativas dos traders para a soja variam, para a safra velha, do cancelamento de 200 mil à venda de 400 mil toneladas e, para a nova, de 200 mil a 400 mil toneladas.
Complementando o quadro de altas, os traders também ajustam suas posições diante da proximidade de um final de semana prolongado, já que há um feriado nos EUA na próxima segunda (28) - Memorial Day - e os negócios só serão retomados no pregão noturno de terça-feira.
Veja como fechou o mercado nesta quarta-feira:
>> Soja: Preços sobem nos portos do Brasil com altas em Chicago nesta 4ª feira; dólar limita ganhos