Soja: Falta de chuva deve causar perdas nas lavouras do Sul
Soja: Falta de chuva deve causar perdas nas lavouras do Sul
O alto índice de chuvas durante o fim de semana do Carnaval não foi suficiente para recuperar a umidade do solo nas lavouras de soja do Rio Grande do Sul localizados na parte Sul do Estado. Diante desse cenário, a Somar Meteorologia estima que os riscos de perda das lavouras devem aumentar ainda mais.
Segundo a meteorologista Graziella Gonçalves, as estiagens pontuais ocorrem na região desde o início do verão, devem continuar na segunda quinzena de fevereiro. “Com o predomínio de tempo seco, a planta tende a gastar mais energia para aprofundar suas raízes em busca de água e isso prejudica o desenvolvimento do grão”, explica, em comunicado.
A Somar também destacou os impactos do clima para as lavouras de Mato Grosso. Na última semana, a colheita chegou a 28,6%, número abaixo da média dos últimos cinco anos (31,9%).
Além do atraso na colheita, o principal Estado produtor do país enfrente ainda outro problema. “O excesso de chuvas entre o norte mato-grossense e o Pará deve continuar nas próximas semanas e isso pode prejudicar o transporte da soja que vai em direção ao porto de Santarém, como o ocorrido no último ano”, afirma Graziella.
Fonte: Universo Agro