Preço do milho tem alta em Mato Grosso do Sul

Preço do milho tem alta em Mato Grosso do Sul

Preço do milho tem alta em Mato Grosso do Sul

O milho de segunda safra está saindo do campo e os agricultores ficam na expectativa em relação aos preços. Em Mato Grosso do Sul, apesar de registrar queda nesse mês, o produto tem se valorizado.

Depois de passar quatro meses cuidando da lavoura, em Campo Grande, o agricultor Bruno Correa avalia as primeiras áreas que estão prontas para a colheita. O resultado não era o que ele esperava: “No início, a chuva foi boa e teve até excesso de chuva no plantio. Pro final, ali no pendoamento e no enchimento de grão, faltou chuva”.

Até agora, a safra cheia de surpresas reduziu a produtividade média da fazenda. “Na safra passada fechamos uma média de 100 sacos. Esse ano, não sei se fecha 70”, diz Bruno.

Esse baixo rendimento por hectare está preocupando os agricultores. O volume estimado para esta safra no estado é de 6,9 milhões de toneladas, uma quebra de 30% em relação ao último ciclo.

Por outro lado, o mercado pode ajudar a compensar essas perdas no campo. É que o milho está mais valorizado em Mato Grosso do Sul. Nos últimos 12 meses, o preço da saca subiu 62% no estado. Hoje, a saca de 60 quilos está sendo negociada, em média, a R$ 27.

"Produtor ano passado acabou tendo prejuízo com o milho safrinha. Então, esse ano, o mercado tem mostrado bem mais valorizado o preço do milho e acreditamos que dê pra ganhar um pouco”, afirma o agricultor Zelir Maggioni.

A produção do milho de segunda safra vai ser menor em todo o país. A Conab prevê uma queda de quase 17%.

 

Fonte: Globo Rural

Compartilhe