Lavouras de soja tem safra boa na produção no Maranhão

Lavouras de soja tem safra boa na produção no Maranhão

Lavouras de soja tem safra boa na produção no Maranhão

As lavouras de soja na região de Balsas, a 810 km de São Luís, renderam cinco sacas a menos por hectare em relação ao que estava previsto no início do ano. A conclusão é da Comissão Regional de Estatísticas Agropecuárias coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da queda de rendimento, a safra foi considerada boa

O IBGE faz o acompanhamento da safra em dez municípios do sul do estado, que juntos cultivam 585 mil hectares de soja. É uma região com micro climas diferentes que influenciam na produtividade.

Na atual safra teve região que colheu até 60 sacas por hectare. Em outras o rendimento não chegou a 35 sacas, porque choveu abaixo da média na fase de enchimento de grãos

Na reunião da Comissão Regional de Estatísticas Agropecuárias as entidades que representam o agronegócio, disseram que a produtividade média na região chegou a quarenta e cinco sacas, um pouco abaixo da previsão inicial que era de 50 sacas por hectare.

Mesmo assim, na comparação com a safra 2015/2016 à safra foi considerada boa. O problema é que com a oferta em alta e a queda do dólar a renda dos agricultores diminuiu, segundo o diretor da Aprosoja, Isaias Soldatelli. "Com essa produtividade de 45 sacas com os preços praticados, realmente, o produtor não teve renda este ano e não é só aqui na nossa região. a gente participa como membro do Soja Brasil e a gente vê que praticamente o Brasil todo não teve renda na agricultura. Então, além de produtividade nós precisamos de preços melhores", disse.

Os números do IBGE são menos otimistas em relação ao levantamento feito pela companhia nacional de abastecimento, que abrange todo estado e apontou um rendimento de três mil quilos por hectare, o que daria um pouco mais de cinquenta sacas.

Para o especialista em mercado agrícola, José Gabriel, apesar da diferença entre os dois levantamentos, foi um ano bom para o agronegócio, mas os agricultores ainda vão ter que esperar um pouco mais para se recuperar dos prejuízos da safra ruim que foi colhida no ano passado. "É uma safra grande, uma safra boa, mas com pouco resultado. Ou seja, não está sobrando dinheiro. Então com isso faz com que os investimentos eles travem um pouco, a região é crescente, a vontade é crescente e o produtor está na ânsia de continuar investir, fazer, mas no momento não consegue", concluiu.

 

Por Bom Dia Mirante, TV Mirante, G1 MA

Compartilhe