Jataí encerra colheita da soja com 60 sacas de média; expectativa é boa para milho safrinha
Jataí encerra colheita da soja com 60 sacas de média; expectativa é boa para milho safrinha
O município de Jataí em Goiás já encerrou suas atividades de colheita da soja. Após sofrerem com um veranico muito intenso em dezembro e como outro mais leve em janeiro, os produtores da região atingiram uma produtividade média de, aproximadamente, 60 sacas por hectare.
Com esse nível de produtividade e os, o poucos negócios disponíveis, girando na casa dos 67/68 reais, os agricultores se preocupam com a possibilidade de fechar a conta dos custos de produção e obter uma boa margem de lucro.
“A conta fecha dependendo da situação. O arrendamento aqui é muito caro, então quem paga arrendamento, ou dependendo da maneira com que compra, se não tem acesso ao crédito oficial e paga juros mais caro, acaba ficando com uma margem extremamente apertada que não dá uma folga boa para o produtor. Alguns que tem o custo de produção mais baixo, que compram melhor ou que tem terra própria consegue um resultado mais satisfatório”, diz Vitor Geraldo Gaiardo, presidente do Sindicato Rural de Jataí/GO.
Esse adiantamento do ciclo na safra de soja propiciou que o milho safrinha fosse plantado totalmente dentro da melhor janela para a região e que as expectativas de produtividade se elevem, devido a boas perspectivas de clima para os próximos meses.