Exportação de soja do Brasil tem ritmo 23,6% menor em abril na comparação anual
Exportação de soja do Brasil tem ritmo 23,6% menor em abril na comparação anual
SÃO PAULO (Reuters) - O ritmo de embarques de soja do Brasil registra até agora neste mês desempenho 23,6 por cento abaixo do observado em todo o abril de 2017, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
As exportações do maior exportador global da oleaginosa, que começa a escoar sua safra recorde, alcançaram média diária de 442,7 mil toneladas nas duas primeiras semanas do mês (dez dias úteis), aquém das 579,6 mil toneladas ao dia em abril do ano passado.
Já em relação a março de 2018, quando a média foi de 419,7 mil toneladas, há aceleração.
Nos dez primeiros dia úteis do mês, o Brasil exportou 4,43 milhões de toneladas de soja, contra um total de 8,81 milhões em todo o mês de março e 10,43 milhões em abril de 2017. Naquela ocasião, os embarques brasileiros foram volumosos, perdendo apenas para o recorde histórico de maio do ano passado de 10,96 milhões de toneladas.
A expectativa é de que as exportações continuem se fortalecendo, à medida que mais soja da safra recorde chegue ao mercado.
Além disso, participantes do mercado têm destacado o potencial do país em exportações de soja neste ano, dada a redução de oferta na Argentina por causa da seca e das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, que podem levar o gigante asiático a buscar a commodity no Brasil.
Tal cenário levou associações e consultorias a revisar para cima suas previsões de embarques de soja do Brasil em 2018, prevendo um recorde de mais de 70 milhões de toneladas.
Fonte: Reuters