Começou 1º Circuito Grãos de Minas
Começou 1º Circuito Grãos de Minas
Objetivo do Circuito é realizar o diagnóstico do sistema produtivo de grãos de milho e soja e obter informações detalhadas dos agricultores
Foi dada a largada do 1º Circuito Grãos de Minas, nesta segunda-feira, 29 de maio, em Patos de Minas, MG. Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo e estudantes do curso de Agronomia do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) irão visitar 100 propriedades rurais da região até o dia 2 de junho.
O objetivo do Circuito é realizar o diagnóstico do sistema produtivo de grãos de milho e soja e obter informações detalhadas dos agricultores para traçar um panorama sobre a situação dessa importante região produtora do estado.Os resultados serão divulgados aos agricultores por meio de reuniões técnicas e publicações. Os benefícios do Circuito não serão só para os produtores das fazendas amostradas. O diagnóstico permitirá difundir tecnologias e propor soluções para os possíveis problemas encontrados.
A largada do 1º Circuito Grãos de Minas aconteceu na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas. Na ocasião, o presidente do sindicato, Elhon Cruvinel Borges, ressaltou que a transferência de tecnologias é de suma importância para o desenvolvimento agrícola. “Este evento busca integrar os pesquisadores aos produtores rurais”, disse. O sindicato conta com 700 associados, que na maioria produzem grãos e sementes de milho, soja e sorgo.
O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, compareceu ao evento, acompanhado do chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Derli Prudente Santana.
Purcino lembrou que o Circuito integra as atividades do projeto de pesquisa que foi iniciado na região há quase 3 anos. “Vamos visitar um território de Minas Gerais onde a agricultura já é avançada e muito bem tecnificada. A coleta de dados permitirá conhecer as tecnologias e práticas de manejo adotadas e propor soluções, se necessário”, disse.
Já o produtor rural Cláudio Consoni considera que este projeto contribuirá para a melhoria da produtividade na região. “Esperamos que o produtor se sinta valorizado ao fornecer as informações para esta pesquisa. A nossa região é considerada um berço na produção e na tecnologia agrícola. O diagnóstico do perfil do produtor terá um impacto positivo para todos”, afirmou.
O 1º Circuito Grãos de Minas é uma ação da Embrapa Milho e Sorgo em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, o Unipam e instituições públicas e privadas. Também são parceiras as empresas Agrocerrado, Agrojapão, Terrena, Valoriza Agronegócios e KWS, que também compareceram à largada do Circuito.
Por: APROSOJA