Colheita de soja bate recorde no Paraná, mas grande oferta trava vendas
Colheita de soja bate recorde no Paraná, mas grande oferta trava vendas
O Paraná colheu safra recorde de soja este ano, mas o superabastecimento dos celeiros nacionais e internacionais gerou queda na demanda e, por consequência, travou as vendas do estado.
Segundo o governo estadual, foram colhidas 19,5 milhões de toneladas, frente a 16,5 milhões de toneladas em 2016. A produtividade das lavouras, também recordista, foi de 3.720 quilos por hectare -- 19% maior do que no ano anterior. Até o momento, no entanto, apenas 44% da produção foi comercializada, de acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral). No ano passado, o percentual já era de 70%, na mesma época.
Nos três primeiros meses de 2017, a safra recorde de grãos cumpriu a promessa de tirar a economia de um ciclo de oito trimestres seguidos de queda, enquanto a indústria e serviços não deram sinais claros de reação. O PIB da agropecuária cresceu 13,4% no primeiro trimestre, puxando um crescimento de 1% no PIB do primeiro trimestre.
Com muita oferta e nem tanta demanda, a estimativa do Deral é de que ainda haja cerca de 11 milhões de toneladas de soja paradas nos armazéns paranaenses.
Fonte: Globo Rural