Colheita da soja começa em Guarapuava/PR e agricultores esperam produtividade entre 60 e 65 sacas
Colheita da soja começa em Guarapuava/PR e agricultores esperam produtividade entre 60 e 65 sacas
A região de Guarapuava no Paraná iniciou os trabalhos de colheita da soja nas últimas semanas. Até o momento, as atividades que deve se estender até o mês de abril, vem apresentando produtividades variadas após o município enfrentar falta de chuvas em dezembro e janeiro, o que prejudicou principalmente as variedades mais precoces.
Já que as variedades mais tardias tendem a apresentar resultados mais satisfatórios, a expectativa dos produtores locais é de produtividade média na casa das 60/65 sacas por hectare, índice similar as médias históricas para Guarapuava.
Como não costumam fazer safrinha, por apostar em culturas de inverno como trigo, aveia e cevada, os produtores se preocupam com as perspectivas de mercado da soja que, até o momento, são o suficientes apenas para bancar os custos de produção, que aumentaram bastante desde a última safra.
“Os fertilizantes continuam aumentando ano a ano e, o cloreto de potássio por exemplo, aumentou 70% da virada de 2017/18 para 2018/19. Nesse ano estamos tendo algumas influências do mercado externo com essa disputa comercial entre Chinas e Estados Unidos e isso tem influenciado muito o preço interno. A remuneração do custo produtivo tem sido suficiente para o produtor, mas o que tem se estreitado são as margens de rentabilidade”, conta Rodolpho Botelho, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava/PR.
Confira a entrevista completa no vídeo.