Chuvas na hora certa indicam um início de safra sem surpresas no Paraná e São Paulo
Chuvas na hora certa indicam um início de safra sem surpresas no Paraná e São Paulo
Nesta quinta-feira (16), Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, trouxe as análises do CropView para a safra de soja em regiões de três estados do Brasil: Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Ela aponta que, nos acompanhamentos meterológicos, tudo indica que haverá condição normal para o início de safra. O fenômeno El Niño é aguardado, mas, especialmente para o Paraná, este fator indica uma boa condição de chuvas.
A simulação de plantio em 20 de novembro em Cascavel (PR), considerando um ciclo de 120 dias, traz excedente hídrico ao longo de todo o ciclo, que deve encerrar com 100% de produtividade. A região possui uma média de produtividade de 87% em setembro, 80% a 85% em outubro e 75% a 77% em novembro, de acordo com os dados dos últimos dez anos.
No norte do Paraná, Jataizinho, com a mesma data de plantio e um ciclo de 110 dias, também possui condições de excedente hídrico ao longo de todo o estabelecimento do cultivar, com produtividade estimada em 100% ao final do ciclo.
Em Paranapanema (SP), com plantio também em 20 de novembro e ciclo de 120 dias, a condição se repete e a produtividade também fica em 100% ao final da safra.
Já para Conceição das Alagoas, em Minas Gerais, considerando o plantio em 05 de outubro e um ciclo de 120 dias, as condições são um pouco diferentes: há um déficit de chuvas no final do desenvolvimento vegetativo, o que pode fazer com que a produtividade termine em 92%.
Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, estes podem experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio. Estão disponíveis as análises para as culturas de soja, milho, trigo, feijão e café.
Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta Fonte: Notícias Agrícolas